quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Bolo salgado


Essa receita é uma daquelas que pode ser considerada um curinga: serve pra tudo, a qualquer hora, e é super versátil. Há várias versões dela por aí, e normalmente são chamadas de torta salgada ou torta de liquidificador.
Eu, pessoalmente, nomeei a minha de bolo porque, para mim, ela realmente parece um bolo salgado, visto que fica muito fofinha, igualzinho aos bolos que fazemos.
O grande lance dele é que você pode colocar absolutamente tudo o que você quiser de recheio!!! Aqui em casa já fomos de queijo/presunto; queijo/tomate e orégano; refogadinho de cebola e tomates/queijo/presunto/orégano; atum/requeijão; creme de gorgonzola; frango... enfim, dá pra fazer de tudo!!!
Os ingredientes da massa são os seguintes:
3 ovos
1 copo de leite
2 copos de farinha de trigo
1 copo de óleo (eu só uso meio)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento
Modo de fazer:
Coloque os ingredientes líquidos no liquidificador, o sal e um dos copos de farinha. Bata até que tudo se misture. Se seu liquidificador for potente, acrescente em seguida o segundo copo do trigo. Caso contrário, despeje a massa num depósito, e misture a farinha restante.
Independente de como o trigo foi colocado, a última coisa a ser feita é acrescentar o fermento em pó, e misturar bem.
Pegue uma forma pequena (a minha tem aproximadamente um palmo bem aberto de diâmetro), unte com margarina e farinha de trigo, e despeje metade da massa. Coloque o recheio e, em seguida, a outra metade da massa.
Polvilhe com queijo ralado e orégano, ou cada um isoladamente. Para dar um charme, eu também polvilhei sementes de papoula.
Aí, é só levar ao forno médio pré-aquecido. Demora um bocadinho para assar, tipo uns 50 minutos, mas para saber o ponto o meio mais eficaz é o teste do palitinho, mesmo.
No da foto, o recheio foi tomate, mussarela, requeijão e presunto light.